Notícias

Juízes leigos são recebidos na Corregedoria

26/11/2018

Os juízes leigos aprovados no processo seletivo do início deste ano participaram de uma reunião com a corregedora-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, na última sexta-feira (23 de novembro). A reunião teve como objetivo orientar os profissionais para o trabalho nos Juizados Especiais.

A corregedora deu as boas-vindas ao grupo e falou sobre o compromisso com a eficiência da prestação jurisdicional como principal ferramenta para manter baixa a taxa de congestionamento dos processos no Estado. Com o projeto Sentença Mais, criado na atual gestão da Corregedoria, mais de 30 mil sentenças já foram concluídas desde 2017 pela Central de Juízes Leigos.

Os 31 aprovados tomaram posse no fim de outubro e estão atuando em oito juizados especiais de Cuiabá e em três de Várzea Grande, como informou o diretor do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (Daje), Dante Rubens Ferreira de Santana.

Os juízes leigos são essenciais na celeridade da prestação do serviço jurisdicional trabalhando como auxiliares da Justiça, na elaboração de projetos de sentença (minutas) e presidindo as audiências de instrução e julgamento, além de reger audiências de conciliação. Eles estão aptos a exercer o cargo a partir de dois anos de experiência como advogados.

Leia também:

Confira resultado definitivo do processo seletivo para juiz leigo em Cuiabá e VG

Candidatos realizam prova para cargo de juiz leigo

 

Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777