Notícias

Cuiabá: 6,1 mil processos criminais são correicionados

11/10/2018

Mais uma etapa da correição na comarca de Cuiabá foi cumprida. De 1º a 3 de outubro, 6.148 processos físicos foram verificados nas 14 varas criminais da capital. O trabalho foi coordenado pelos três juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) – Ana Cristina Silva Mendes, Aristeu dia Batista Vilella e Jaqueline Cherulli, conforme Portaria nº 58/2018. As próximas unidades a serem correicionadas serão as duas varas especializadas de Violência Doméstica e Familiar, nos dias 29 e 30 deste mês. 

A CGJ-MT é o órgão competente para orientar, disciplinar e fiscalizar os serviços judiciais de 1ª Grau. Daí a importância das correições, que são realizadas com objetivo de averiguar a regularidade dos serviços administrativos e judiciários executados, bem como orientar servidores e magistrados para uma melhor organização das rotinas visando efetividade da prestação jurisdicional, redução da taxa de congestionamento e cumprimento de metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a correição são examinados processos, livros, papéis, atos e documentos relacionados ao expediente forense. Também são levantadas informações sobre as equipes de trabalho (recursos humanos), estrutura física e equipamentos. O resultado compõe relatórios que apresentam as inconformidades e as boas práticas encontradas, além de recomendações às unidades para melhorar o desempenho. 

Poconé – De 24 a 28 de setembro as equipes da CGJ-MT estiveram na comarca de Poconé para correição e força-tarefa. Nesse período, foram correicionados 1.328 processos, proferidas 85 sentenças, 207 decisões e 86 despachos.   


Leia também:

Correição e força-tarefa em Poconé terminam nesta sexta

15 mil processos são correicionados no polo de BG
 
Ana Luíza Anache
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777