Notícias

Leiloeiros são sorteados para temporada 2018 em Cuiabá

31/01/2018

A diretoria do Fórum de Cuiabá realizou na manhã de segunda-feira (29 de janeiro) o sorteio de leliloeiros oficiais e rurais para a temporada de leilões 2018 da Comarca da Capital. Eles farão o leilão de veículos e imóveis penhorados ou apreendidos em processos nas varas cíveis e criminais. O ato ocorreu na sala de reuniões da diretora do foro, juíza Edleuza Zorgetti.
 
Ao todo foram sorteados oito leiloeiros, de um total de 12 credenciados que se inscreveram em 2017. Neste ano estão previstas quatro temporadas, sendo que a primeira oferta pública será realizada no dia 10 de abril. Mesmo com a fixação de datas, isso não impede que outros leilões sejam realizados, caso haja necessidade, como disse a magistrada.
 
A diretora explicou que o leilão tem grande relevância tanto para diminuir o número de bens apreendidos e que estão no pátio do fórum bem como para finalizar os processos que estão tramitando no Poder Judiciário. “A nossa expectativa é que se consiga vender os bens e com isso finalizar os processos cíveis e criminais. Nas ações cíveis a questão é o pagamento do credor e nos processos criminais, depois que se destina o bem apreendido a ação é encerrada”, informou.
 
Atuando há 38 anos como leiloeiro, Kleiber Leite Pereira foi sorteado para o leilão oficial da primeira temporada, que começa em abril. Para ele a expectativa é muito boa. “Os leilões judiciais no Fórum de Cuiabá são realizados desde 2011 e desde então participo. Como a diretora disse, somos auxiliares da justiça, o que não deixa de ser uma parceria, que só tende a melhorar na medida em que fornecemos subsídios dentro da nossa experiência para os leilões judicias”, falou.
 
A Portaria com todas as especificações do sorteio de leiloeiros oficiais e rurais, bem como as datas das temporadas serão divulgadas no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) desta quarta-feira (31 de janeiro).
 
Os leiloeiros divulgam a pauta de leilões expedida pelo gestor do Setor de Apreensões, conhecem pessoalmente os bens apreendidos ou penhorados e conduzem o leilão ou praça no dia designado para tal fim.
 
Participaram do sorteio a gestora geral do Fórum de Cuiabá, Gicelda Rosa Fernandes da Silva Spínola, e a gestora administrativa da Central de Leilões da comarca da capital, Ana Rita Gonçalves Pinheiro.
 
Veja a data das temporadas:
 
1ª Temporada (Abril)
 
10 de abril – 1º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
24 de abril – 2º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
 
2ª Temporada (Julho)
 
03 de julho – 1º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
12 de julho – 2º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
 
3ª Temporada (Outubro)
 
09 de outubro – 1º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
18 de outubro – 2º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
 
4ª Temporada (Dezembro)
 
04 de dezembro – 1º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
12 de dezembro – 2º leilão, às 14h, auditório do Fórum de Cuiabá
 
Dani Cunha/Fotos: Otmar de Oliveira (F5)
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409