Notícias

Escola Raimundo Pinheiro recebe ‘Nosso Judiciário’

18/04/2017

A Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, situada no bairro Shangri-lá, em Cuiabá, recebeu a visita do programa ‘Nosso Judiciário’, no dia 17 de abril (segunda-feira).  Aproximadamente 300 alunos do 1° ao 3° ano do ensino médio participaram da palestra realizada pelo técnico judiciário Neif Figuri. Os estudantes ganharam a cartilha “Como funcionam os Juizados Especiais” e puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do Poder Judiciário Estadual. 

A coordenadora pedagógica da escola, Verônica Helena de Souza, afirmou que pedirá aos professores que trabalhem a cartilha na sala de aula para que os alunos possam conhecer seus direitos. Ela ressaltou a importância da ação do judiciário, pois “os alunos e até mesmo o corpo docente não sabem como funcionam os juizados especiais e quais causas podem ser levadas a eles”.

De acordo com o aluno do 2° ano Alexandre Magno, ele não tinha conhecimento de que qualquer pessoa que não possua condições financeiras para arcar com as despesas processuais tem direito a um defensor público. O estudante ainda observou que não sabia muitas das informações apresentadas, especialmente em relação aos direitos do cidadão. A aluna Melissa Evelyn Duarte do Nascimento, do 1ª ano, revelou a mesma carência. “Muitas pessoas não conhecem esses assuntos, assim como eu, que trabalho em um órgão federal e não sabia dessas informações.”

A próxima unidade de ensino a ser beneficiada pelo ‘Nosso Judiciário’ será a Escola Estadual Dr. Hélio Palma de Arruda, no dia 24 de abril, em Cuiabá. Desde que o programa foi instituído, 47 escolas foram visitadas, alcançando mais de 7 mil alunos.  


Leia mais: 

Nosso Judiciário: Corregedora recebe universitários de Rondonópolis

Nosso Judiciário visita escola do Pedra 90

'Nosso Judiciário’ beneficia alunos na região do Coxipó


Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777