Notícias

300 pessoas participam do lançamento do Adotar é Legal

25/05/2007

  Mais de uma centena de carros acompanhou a carreata do Poder Judiciário em prol da adoção em Mato Grosso, realizada na tarde desta sexta-feira (25 de maio), Dia Nacional da Adoção. A carreata seguiu para o Parque Mãe Bonifácia, onde cerca de 300 pessoas participaram do lançamento do programa Adotar é Legal.

 

         “A adoção é um ato de amor. E tirar uma criança de um orfanato é dar dignidade, cidadania, respeito e amor”, ressaltou o corregedor Geral da Justiça, Orlando Perri, que abriu a solenidade. A presidente do Grupo de Ação Social do Judiciário (Gasjud), Déa Lessa, ajudou a coordenar a carreata e o lançamento do Adotar é Legal. “A família é a base do ser humano. O carinho, o afeto e a atenção da família são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança”, observou.

 

Durante o lançamento a equipe da Comissão Estadual Judiciária da Adoção (Ceja) distribuiu folders e cartilhas com orientações para pretendentes à adoção. Outra cartilha, com informações técnicas sobre adoção, está sendo distribuída nos abrigos públicos (orfanatos), Fóruns e Juizados da Infância e Juventude.

 

O programa Adotar é Legal foi originalmente lançado em 2000, sob a forma de campanha. Hoje, 25 de maio de 2007, foi transformado em programa permanente, com agenda de eventos mensais e com vários projetos voltados para a adoção.

 

“A partir do lançamento do programa serão feitas visitas a escolas, associações de bairros, entidades de classe, clubes de mães e outras ações para conscientizar as pessoas a buscar a Justiça para regularizar a situação de crianças que estão em casas de parentes, amigos ou vizinhos”, afirmou o juiz auxiliar da Corregedoria Jones Gattass Dias.