Notícias

Comarca de Sorriso realiza Dia da Ressocialização

27/08/2007

Comarca de Sorriso realiza Dia da Ressocialização  

 

            A Comarca de Sorriso realiza amanhã (28 de agosto), das 8h às 17h, uma série de atividades na cadeia pública municipal com o objetivo de comemorar o “Dia da Ressocialização”. De acordo com a juíza corregedora do sistema carcerário local, Débora Roberta Pain Caldas, o dia para a realização do evento foi escolhido pelo Conselho da Comunidade de Sorriso e contará com mais de 10 atividades ao longo do dia.

 

            “Essa é uma demonstração de que o Poder Judiciário e o Poder Executivo estão buscando efetivamente a reeducação das pessoas que se encontram encarceradas. É também uma forma de aproximação desses reeducandos com a sociedade, pois estaremos levando alguns integrantes da comunidade para dentro do pátio da cadeia, onde desenvolverão atividades conjuntas com os encarcerados. Desde a semana passada, quando foi anunciado o cronograma de atividades, os reeducandos estão esperando ansiosos pelo dia 28”, conta a magistrada.  

           

            Às 8h, terá início a cerimônia de abertura do evento, com o descerramento da nova denominação da unidade prisional do município, que passará a se chamar “Centro de Ressocialização”, em vez de cadeia pública. Também haverá a inauguração das novas dependências da oficina de artesanato e o lançamento oficial da construção da “Ala Renascer”, que abrigará os reeducandos que participam do projeto ‘Drogas, problema seu, meu, nosso’.

 

            Das 8h30 às 11h, os detentos terão direito a corte de cabelo e palestra sobre noções de higiene pessoal. Eles também receberão kits de higiene. Das 13h30 às 15h, será a vez das reeducandas, que poderão participar de mini-curso de culinária com a professora Márcia Chiarelli. Das 14h às 15h, uma psicóloga vai palestrar sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e das 15h às 15h30 haverá palestra sobre dependência química. Os detentos assistirão a um vídeo sobre os malefícios e as conseqüências do alcoolismo.

 

            Durante o evento, os detentos receberão roupas arrecadas na campanha da solidariedade, terão direito a lanche preparado pelas reeducandas na aula de culinária (bolo e cachorro-quente) e assistirão ao espetáculo teatral “O calvário de Cristo”, apresentado pelos internos da clínica ‘Lar de Deus’. O encerramento do “Dia da Ressocialização” está previsto para às 17h, com benção do pastor Neto e discurso da juíza Débora Caldas e da presidente do Conselho da Comunidade, Lucinei Baretta.

 

Desintoxicação – Em abril deste ano foi lançado na Cadeia Pública de Sorriso o projeto "Drogas, problema seu, meu, nosso", que tem como objetivo principal a desintoxicação de presos com dependência química, uma das principais causas da criminalidade. O projeto resulta de uma parceria entre o Conselho da Comunidade e a Clínica de desintoxicação de dependentes químicos 'Lar de Deus', que atende doentes com dependência química em todo Estado, inclusive por meio de convênios firmados com municípios.

      

            Segundo a juíza Débora Caldas, responsável pela Vara Criminal da Comarca local, o projeto inaugura uma nova fase na função ressocializadora da pena, voltada para atacar a causa e não somente a conseqüência do delito. "A partir de pesquisa feita na unidade prisional local constatamos que, dos infratores que cometem crimes patrimoniais, 75% têm envolvimento com drogas tanto lícitas (álcool, tabaco), quanto ilícitas (principalmente pasta-base de cocaína)", explicou.

 

            Para a presidente do Conselho da Comunidade, Lucinei Baretta, o projeto é único na região. Isso porque leva para dentro dos muros prisionais uma equipe multidisciplinar que trata os usuários de drogas para que eles possam sair livres da dependência química. O objetivo é evitar que eles reincidam no crime a fim de manter o vício.

 

Lígia Tiemi Saito

(65) 3617-3394