Notícias

Acesse on-line programas e projetos

06/09/2007

 

Acesse on-line programas e projetos

          

            No novo site da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso, lançado na terça-feira (4 de setembro) pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Orlando Perri, estão disponíveis para consulta mais de 20 projetos e programas voltados para a melhoria dos serviços prestados à população mato-grossense. No menu Programas, estão disponíveis, por exemplo, os projetos Terminais de Consulta Eletrônicos, Gabinete Virtual, Carta Precatória Virtual, Executivo Fiscal Virtual, Teleaudiência e RecuperAÇÃO, entre outros.

 

            Por meio do projeto Consulta Eletrônica de Processos, implantado de maneira experimental no Fórum da Comarca de Cáceres em 30 de junho, os jurisdicionados podem obter informações sobre o andamento processual de forma rápida e segura nos terminais eletrônicos. Isso garante maior celeridade na prestação jurisdicional, eficiência, autenticidade e disponibilidade das informações processuais às partes interessadas. A medida visa reduzir o número de atendimentos personalizados nos balcões das escrivanias, o que resulta em melhora no trabalho de atendimento dos servidores.

 

            Já no Gabinete Virtual, projeto com data de implantação prevista para o final de setembro, os juízes poderão, eletronicamente, despachar, sentenciar e consultar informações sobre os processos mesmo sem estar em sua escrivania. A implantação desta iniciativa vai proporcionar ao juiz o acesso ao sistema informatizado de primeira instância utilizado para acompanhamento processual (Apolo) a partir de qualquer computador ligado à internet, com garantia de sigilo e integridade dos dados.

 

            O programa Carta Precatória Virtual, a ser implantado de forma piloto nas comarcas de Várzea Grande e Tangará da Serra, vai permitir a diminuição do tempo de cumprimento da carta precatória, além de diminuir os gastos com correio. A medida também vai proporcionar aos magistrados mecanismos para acompanhar o cumprimento do processo. Entre as utilidades do programa estão o envio on-line da carta precatória com certificação digital do magistrado e o acompanhamento on-line do cumprimento da carta precatória pelo juízo deprecado.

 

            Outra iniciativa da Corregedoria que será disponibilizada no site é o Executivo Fiscal Virtual, cuja implantação está prevista para o final de setembro na Comarca de Várzea Grande. A implantação deste projeto vai possibilitar mais celeridade no julgamento dos processos, além de redução do estoque processual. Isso porque haverá integração dos sistemas informatizados, com possibilidade de estender o processo eletrônico a outros tipos de ação, além da facilidade de acesso aos andamentos do processo.

 

Lígia Tiemi Saito

(65) 3617-3394