Notícias

Objetivo é criar cultura da adoção entre alunos de escolas particulares

12/09/2007

Objetivo é criar cultura da adoção entre alunos de escolas particulares

 

Com o tema "O direito de ser filho" a Comissão Judiciária de Adoção - Ceja - realiza o primeiro concurso de redação para escolas privadas da capital. A iniciativa tem como objetivo desenvolver a cultura da adoção e tornar conhecida a realidade das crianças e adolescentes institucionalizados.

 

Nesse primeiro concurso participarão 10 escolas de Cuiabá. As redações serão produzidas por alunos da 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental. Em cada escola, os textos serão selecionados pelos próprios professores. Ao todo, serão quatro redações por escola uma de cada série. Depois, as selecionadas serão encaminhadas para uma banca examinadora que irá avaliar cada trabalho e escolher as três melhores redações.

 

Em todas as escolas que participarão do concurso a Ceja irá ministrar palestras para os alunos sobre a adoção e a realidade do estado. As palestras começam já na próxima segunda-feira (17 de setembro). Durante as palestras, serão apresentados os trabalhos e projetos que são realizados pela Comissão. "Antes de escrever a redação, o aluno poderá conhecer um pouco do nosso trabalho e com isso, ter subsídios para desenvolver um bom texto. Essa é apenas uma das atividades que desenvolvemos junto às escolas. O que queremos é criar a cultura para a adoção e discutir abertamente os grandes mitos que envolvem o assunto", explicou a Secretária Geral da Ceja Lindacir Rocha Bernardon.

 

O prazo para entrega das redações já foi marcado. As escolas têm até o dia 28 de setembro para repassar os textos à comissão. A premiação acontecerá no dia 10 de outubro no Tribunal de Justiça durante uma sessão solene. Todos os alunos que tiveram redações selecionadas, acompanhados dos pais e dos professores, irão participar da solenidade. Entre os prêmios que serão entregues estão uma bicicleta, um DVD e um MP4. Os prêmios foram doados à Comissão por um simpatizante do projeto.

 

Essa iniciativa faz parte da campanha permanente da Corregedoria Geral da Justiça "Adotar é Legal" que busca romper com os preconceitos e mitos sobre a adoção e atingir toda a população do estado.

  

Confira aqui a lista das escolas que foram convidas a participar do concurso

 

Laíce Souza

(65) 3617-3393

 

12/09/2007 11:30- ADOÇÃO

Notícias | Voltar