INFÂNCIA/JUVENTUDE-CIJ

Conheça as boas Práticas

Projeto Escola de Pais

É um projeto desenvolvido pela Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude, a fim de prevenir problemas emocionais, psicológicos e comportamentais, melhorando a qualidade dos relacionamentos parentais; (encaminho em anexo)

 

Projeto Amigos da Infância

É um projeto desenvolvido pela Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca da Capital, que visa promover oportunidades para o intercâmbio entre as ações dos voluntários e o atendimento das necessidades das crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social; (encaminho em anexo)

 

Curso de Capacitação PROERD para Pais

Projeto realizado pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso – Rede Cidadã, destinado aos pais dos adolescentes que cumprem medida na Comarca a fim de reduzir a reincidência dos atos infracionais praticados.

 

Festival de Inverno na Chapada dos Guimarães

Projeto desenvolvido pelas Magistradas que jurisdicionam na Comarca de Chapada dos Guimarães, montado um stand nas festividades para divulgar as campanhas desenvolvidas por esta Corregedoria-Geral da Justiça;

 

Projeto “Grupo de Intervenções Psicológicas e Socioeducativas com Menores Infratores”

Trata-se de Projeto elaborado pela equipe técnica da Comarca de São José dos Quatro Marcos em parceria com o Curso de Psicologia  daquela municipalidade  e desenvolvido pelo Juiz de Direito daquela Comarca. O projeto consiste em ministrar palestras, elaborar  dinâmicas e momentos de reflexão destinados aos menores infratores da Comarca a fim de inseri-los no meio social. (projeto a ser encaminhado em anexo)

 

Projetos “Adolescentes em Ação”

Projeto desenvolvido pela Comarca de Barra do Garças em parceria com a Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Pretende desenvolver medidas socioeducativas com os adolescentes autores de atos infracionais a fim de prevenir reincidências e situações de vulnerabilidade e risco social, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e cumunitários.

 

“Poder Judiciário Permanente na Escola”

Em atenção ao Prov. 8/2015/CGJ a  Comarca de São José dos Quatro Marcos iniciou atividades de Palestras e visitação das instalações do Fórum. A organização e elaboração dos trabalhos esteve a cargo da Central de Apoio Profissional, pela Agente da Infância e Juventude da Comarca.  A Palestra e visitação foi Presidida pelo Magistrado da Comarca, Dr. Antonio Carlos Pereira de Souza Junior, em parceria com os Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Secretária Municipal de Educação. Como convidados especiais Estudantes da Escola COOPERATIVA DE QUATRO MARCOS/COOPEQ.